Saúde da Pele

Tónicos, loções, essências e brumas, afinal o que são e para que servem?

Hoje trazemos um tema que suscita sempre muitas dúvidas quando realizamos aconselhamentos de rotinas ou apresentamos rotinas diferentes por aqui.

Se gostam de skincare e especialmente se são fãs de costumes e produtos de skincare coreano estes nomes já não são novos para vocês.

Tónicos, loções, essências ou brumas.

  • Mas afinal o que difere entre estas formulações?
  • Quando e como devemos usar estes produtos?
  • Existe mesmo uma necessidade ou benefício real de utilizar todos estes produtos?

Vamos então falar sobre cada umas destas categorias de produtos e perceber a sua função, e quando e como os devemos utilizar.

Tónicos

 

Esta é sem dúvida a categoria mais familiar para a maioria das pessoas, ou não fizesse parte da velha máxima de cuidado da pele: “limpar, tonificar, hidratar”.

Apesar disso, muitas vezes avançamos, este passo à frente não tirando os benefícios que um tónico pode trazer à nossa pele.

A função primordial dos tónicos é a de equilibrar o pH da pele após a limpeza e eliminar vestígios de maquilhagem, impurezas ou do produto de limpeza que possam ainda permanecer na nossa pele.

Os tónicos também vão preparar a nossa pele pra os produtos que vamos aplicar de seguida.

Hoje em dia estas funções foram particamente ultrapassadas. Os produtos de limpeza cada vez mais respeitam o pH da nossa pele e os tónicos acabam por ser utilizados para uma enormidade de outras funções.

Existe no mercado uma enorme variedade de tónicos.

Desde tónicos calmantes e hidratantes direcionados para uma pele seca ou para peles mais sensíveis.

Até aos tão largamente utilizados tónicos esfoliantes com diversos tipos de ácidos, seja para peles mistas ou oleosas ou mesmo adaptados a todos os tipos de pele.

Estes tónicos afinam o grão da pele, promovem uma redução no tamanho dos poros a aceleram o turnover celular podendo até ter uma função de anti-envelhecimento ou até complementar rotinas de tratamento de acne e manchas.

Os tónicos tem normalmente uma textura líquida e devem ser aplicados após a limpeza e antes dos produtos de tratamento.

Podem ser aplicados com um disco de algodão ou simular e não necessitam de enxaguamento.

Essências

Com o boom da cosmética coreana as essências começaram a surgir em força no mercado europeu. Todas as marcas de skincare começaram a lançar produtos com esta formulação tão popular nas rotinas de skincare coreano.

A essência é um líquido mais ou menos viscoso dependendo da sua composição.

Normalmente possuem uma concentração de ativos inferior a um sérum mas superior a um creme. O que faz com as essências possam ser consideradas produtos de preparação da pele, como os tónicos (concentrações mais baixas), ou produtos de tratamento da pele, como os séruns (concentrações mais elevadas).

As essências devem ser aplicadas após o tónico e antes dos cuidados de tratamento. Devem ser aplicadas com as mãos através de uma leve pressão das palmas das mãos em todo o rosto.

Loções

Aqui é onde existe uma maior diversidade pois consoante as marcas podemos encontrar loções com diferentes texturas.

As loções acabam numa primeira ordem por ser muito semelhantes às essências. Existem depois loções mais espessas que chegam a ser semelhantes a um hidratante.

As loções como as essências devem ser aplicadas após o tónico e com as mãos através de uma leve pressão das palmas das mãos em todo o rosto.

Neste caso optaríamos por uma essência ou uma loção, existem diversos sites e lojas online que colocam as duas na mesma categoria quando as pesquisamos, em contrapartida podem também encontrar marcas que comercializam as duas e recomendam o uso de ambas na sua rotina.

Brumas

Por fim temos as brumas, tenho de confessar que somos muito fãs desta categoria pelo facto de poderem ser bastante versáteis e fáceis de transportar e reaplicar ao longo do dia.

As brumas são basicamente águas às quais se acrescentaram outros ingredientes bastante mais específicos e diversificados como extratos de plantas, vitaminas, filtros químicos, entre outros.

Muito semelhantes às já amplamente conhecidas águas termais mas como uma maior diversidade na sua composição.

Existem neste momento brumas para todos os gostos, desde brumas hidratantes, brumas com proteção solar, brumas de vitamina C, brumas anti envelhecimento. Servem para hidratar, proteger, regenerar e até iluminar a pele ao mesmo tempo que lhe dão uma sensação de conforto.

A sua versatilidade é bastante grande pelo que podem introduzir uma bruma na vossa rotina em diversos momentos. Pode ser utilizada como calmante após a limpeza, como tónico, como protetor solar, como hidratante e até mesmo como fixador de maquilhagem.

Achamos estas formulações particularmente ótimas para repor a hidratação ou a proteção solar ao longo do dia.

As brumas apresentam-se em formato de spray e basta aplicar sobre o rosto. Não é preciso secar nem espalhar, só esperar que seja absorvida.

Conclusão

Usar todas estas formulações ao mesmo tempo acaba por ser um pouco excessivo visto que algumas acabam por colmatar as funções de outras não existindo uma verdadeira necessidade de colocar todas, na nossa opinião.

Mas nada impede que apliquem mais que uma destas formulações na mesma rotina.

Quanto à ordem de aplicação recomendamos após a limpeza usar o tónico seguido de uma essência e/ou loção. Em caso de dúvida devemos avaliar as diferentes texturas e realizar a aplicação das texturas mais ligeiras para as texturas mais espessas.

As brumas como vimos consoante a sua função pode ser utilizada não só durante a rotina de dia ou noite por exemplo, a seguir à limpeza e antes do tónico, como também podem ser reaplicadas ao longo do dia, mesmo sobre a maquilhagem.

E  vocês já se renderam a estas formulações?

One Comment

  • Ana Rita Silva

    Muito bom artigo! Conseguiram resumir muito bem as indicações de cada um!
    Sou cada vez mais uma fã das essências! Sinto diferença quando as uso na rotina, a pele fica mais radiosa e suave, o que é sempre desejável! Prefiro as opções mais calmantes e hidratante.
    Continuação do bom trabalho meninas!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *