SkinCare

Os ingredientes indispensáveis na tua rotina

Neste artigo vamos abordar um tema já muito pedido, os ingredientes indispensáveis na tua rotina.

Obviamente cada pele é única e por isso cada rotina deve ser única e totalmente personalizada para o tipo e estado de cada pele.

Este artigo é não só para quem já tem uma rotina e quer melhorar mas não sabe como, como é para quem não faz nada e quer iniciar uma rotina mas também não sabe por onde.

Seja para:

  • combater o envelhecimento da pele;
  • aumentar a luminosidade;
  • tratar uma pele desidratada;
  • melhorar a textura.

Neste artigo vais encontrar os ingredientes indispensáveis que deves introduzir na tua rotina.

Ácido Hialurónico

De certeza que já ouviste falar deste ingrediente.

O ácido hialurónico é literalmente um açúcar de grandes dimensões que detém a capacidade de reter em aproximadamente 1000 vezes o seu peso em água.

Ele encontra-se naturalmente na nossa pele onde ajuda a manter a hidratação, estimula a cicatrização e ajuda a manter o volume da nossa pele.

Assim este é o ingrediente que devem procurar se pretendem melhorar a hidratação, melhorar o preenchimento e o volume da vossa pele.

Quanto menor for o peso molecular maior será a profundidade que este alcança, é por isso que encontramos muitos produtos com ácido hialurónico em diferentes pesos moleculares.

Assim o de maior peso molecular irá ficar á superfície conferindo hidratação e conforto e os de menor peso molecular irão promover uma hidratação mais profunda e duradoura e um efeito de preenchimento.

O ácido hialurónico é também muito utilizado por via injetável, desta forma ajuda a melhorar o aspecto de rugas e da textura da pele ao ser depositado nas camadas mais profundas da pele.

Este tratamento não é definitivo pois ele acaba por ser degradado, logo o efeito destes tratamentos é temporário.

Produtos com ácido hialurónico:


 

Vitamina C

Este é sem dúvida um dos nossos ingredientes favoritos.

Tem uma imensidão de aplicações, podendo ser usado em diferentes rotinas e com diferentes fins.

A vitamina C ou ácido ascórbico é principalmente um excelente antioxidante.

Isto é, neutraliza os radicais livres gerados pelo organismo, pela exposição à radiação solar ou pela poluição ambiental.

Os radicais livres contribuem para o envelhecimento da pele, eles degradam as células da nossa pele e aceleram o envelhecimento da nossa pele.

A vitamina C é também importante para a produção de colagénio pelos fibroblastos, estimulando a produção de colagénio, o responsável por dar estrutura, firmeza e elasticidade à pele.

A vitamina C ajuda também inibir a produção de melanina e a reduzir a melanina oxidada (mais escura) logo também pode ser utilizada em tratamentos para reduzir as manchas de pigmentação.

Confere também uma melhoria na textura da pele e no seu aspecto deixando naturalmente mais luminosa, bonita e com aparência saudável. Este facto torna a vitamina C um excelente ingrediente para peles baças e cansadas.

Apesar de ser normalmente um ingrediente bem tolerado a vitamina C pode causar alguma sensibilidade por isso se tens uma pele sensível podes optar por concentrações mais baixas e ir depois mudando para uma concentração mais alta.

É também um produto que facilmente se torna instável, oxidando, logo devemos optar por formulações com vitamina C estabilizada, em embalagens que não entrem em contacto com o ar como bisnagas, ampolas ou frascos doseadores de cores escuras.

Produtos com vitamina C:

Acido Salicílico

Este é o ingrediente chave de quem tem pele oleosa, mas não é só para este tipo de pele que ele pode trazer vantagens.

O ácido salicílico trata-se de um beta-hidroxiácido (BHA), logo comparando com os conhecidos alfa-hidroxiácidos (AHA) a principal diferença é que este penetra mais profundamente na pele alcançando o interior dos folículos pilossebáceos.

Ele pode ser utilizado como esfoliante, pois promove a remoção e eliminação das células mortas à superfície da epiderme. Por conseguir alcançar o interior dos folículos remove o seu conteúdo e reduz a formação de comedões, previno o aparecimento de novos comedões e ajuda a tratar os existentes.

Este ingrediente tem também propriedades anti-inflamatórias e anti-microbianas logo têm também uma ação benéfica pois vai combater a proliferação de microrganismos, nomeadamente a Propionibacterium acnes.

Também o ácido salicílico pode ser utilizado em tratamentos para combater a híper-pigmentação, pois aceleram a remoção das camadas superiores da epiderme onde a melanina se encontra depositada, ajudando a combater manchas superficiais.

Assim este trata-se de um ingrediente extremamente interessante visto ser um exfoliante químico com propriedades anti-inflamatórias, logo poderá ser usado mais facilmente em pele mais sensíveis que os alfa-hidroxiácidos (AHA).

Contudo o uso de produtos com este ingrediente é desaconselhado em grávidas ou mulheres a amamentar e em pessoas intolerantes aos salicilatos.

Usado em concentrações elevadas ou com demasiada frequência pode também causar vermelhidão, prurido ou descamação logo deve ser usado com precaução e de forma moderada.

Produtos com ácido salicílico:

 

Niacinamida (Vitamina B3)

Este é um dos ingredientes mais interessantes de se introduzir numa rotina.

A niacinamida ou Vitamina B3 é uma molécula pequena que penetra facilmente na nossa pele e tem uma multiplicidade de funções que a tornam útil em qualquer rotina.

Primeiro a niacinamida estimula síntese de ceramidas e ácidos gordos que ajudam a reter a água na nossa pele e assim vão não só promover a hidratação de pele como reforçar a função barreira da nossa pele.

Este fator torna a nossa pele mais protegida das agressões externas. Com a barreira cutânea saudável a nossa pele torna-se também menos suscetível de sofrer de reações de sensibilidade.

A niacinamida também intervém no funcionamento das glândulas sebáceas, ajudando a regular a produção de sebo.

Assim torna a pele menos oleosa e os poros dilatados menos visíveis, uma ótima ajuda para peles mistas e oleosas.

Para além de tudo isto a niacinamida também atua no envelhecimento da nossa pele pois é capaz de aumentar a produção de colagénio, melhorando a elasticidade da nossa pele.

Ao nível dos melanócitos a niacinamida inibe a transferência de melanossomas contendo melanina de umas células para as outras.

Assim atua reduzindo a pigmentação da pele e também reduz o amarelecimento da pele, que normalmente se acentua com idade.

Assim este é um dos ingredientes mais bem tolerados pela nossa pele e que atua em diferentes níveis para uma pele hidratada, regulada e protegida.

Produtos com Niacinamida:

Ácido Glicólico

O favorito de todos os alfa-hidroxiácidos (AHA).

Na nossa opinião os AHA são ingredientes indispensáveis em qualquer rotina, pois têm imensas aplicações.

O ácido glicólico é o menor de todos os AHA e sem dúvida o mais utilizado.

Ele pode ser encontrado em diferentes concentrações e consoante a concentração o ácido glicólico pode ser usado com diferentes fins.

Ele é um ingrediente benéfico para a hidratação da pele pois tem a capacidade de atrair moléculas de água e evitar que estas se evaporem. Para ser usado com este fim deve estar presente em concentrações até os 5%.

Em concentrações iguais ou superiores a 5% o ácido glicólico tem um a ação esfoliante e é capaz de promover o destacamento das células da superfície da pele.

Aqui a percentagem de ácido usada depende da sensibilidade de cada um, devem começar por produtos com concentrações mais baixas como 8 ou 10% e ir aumentando para os produtos de maiores concentrações.

Ao promover a esfoliação da camada superficial da pele o ácido glicólico tem ação nos sinais de envelhecimento, seja na profundidade de linhas e rugas como em manchas e cicatrizes, diminuindo o seu aspecto e tornando a textura da pele mais homogénea.

Tem também propriedades despigmentastes, pois é um ingrediente capaz de reduzir a síntese de melanina nos melanócitos.

Atuando assim sobre as manchas de duas formas, primeiro ao destacar as células das camadas superiores e depois atenuando a redução da produção de melanina.

O ácido glicólico tem também a capacidade de combater o envelhecimento, estimulando a produção de ácido hialurónico e glicoaminoglicanos e estimulando a multiplicação dos fibroblastos.

Desvantagens:

Apesar de todos os benefícios do ácido glicólico, este deve ser usado com precaução pois em altas concentrações pode causar vermelhidão e ardor.

Tem também potencial para sensibilizar a pele exposta ao sol, pelo que deve ser sempre utilizado preferencialmente na rotina de noite e com proteção solar na manhã seguinte.

Produtos com Ácido Glicólico:

Retinóides

E terminamos este artigo aquele ou aqueles que são dúvida os ingredientes indispensáveis em qualquer rotina anti envelhecimento.

Os Retinóides são derivados da Vitamina A e são eficazes contra os sinais de envelhecimento, como as rugas de expressão, as rugas profundas, a perda de brilho e o tom irregular da pele.

Este grupo tem um rol de ações e uma eficácia comprovada que o tornam um ingrediente sem igual no mundo da cosmética.

Eles vão actuar na nossa pele aumentando a produção de colagénio e reduzindo a sua degradação.

Melhorando a qualidade da elastina, reduzindo a inflamação, vão também reduzir a produção de sebo e a produção de melanina e melhoram a resposta imunitária.

Existem diversas apresentações destes derivados da Vitamina A que se vão convertendo uns nos outros.

A forma activa destes derivados é o ácido retinóico e quando mais próximo o derivado estiver desta forma mais eficaz vai ser, mas também maior potencial para causar efeitos adversos terá.

É importante referir que estes compostos devem ser aplicados preferencialmente na rotina de noite.

Estes podem causar descamação, irritação e vermelhidão, particularmente nas primeiras utilizações.

Assim um produto com retinoides deve ser gradualmente introduzido na rotina, inicialmente 2 vezes por semana, depois 3 vezes por semana, de seguida dia sim, dia não e só depois todos os dias.

 

São também ingredientes não recomendados em grávidas ou mulheres a amamentar bem como em peles intolerantes.

Produtos com Retinóides:

 

E agora já sabes quais são os ingredientes indispensáveis na tua rotina de skincare?

Partilha connosco nos comentários!

2 Comments

  • Ana

    Olá 🙂
    Parabéns pelo post está super completo, adoro o vosso trabalho!
    Estou a fazer tratamento ao acne com isotretinoina e espironolactona, ainda estou na fase inicial do tratamento mas já sinto a pele mais seca.
    Têm algum creme hidratante realmente bom que aconselham para esta fase?
    Obrigada beijinhos

  • Мила

    Um dos pontos fortes da K-beauty e a experiencia, nao e apenas mais um produto. Formulas com texturas agradaveis e unicas ou metodos de uso flexivel. Se os 10 passos por um lado assustam, por outro lado, os produtos cativam, pelas suas embalagens divertidas, ingredientes e materiais de alta qualidade. Mascaras em folhas que depois de colocadas criam bolhas por todo o rosto, mascaras com formatos divertidos como as mascaras em forma de animais, ou com ilustracoes de artistas no packaging, tudo e motivo para transformar a tua rotina em algo divertido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *