SkinCare

Olheiras e Papos

As olheiras e papos são sem dúvida, o problema número 1 quando falamos de contorno de olhos.

Sempre que nos questionam sobre esta zona em particular 2 em cada 3 pedidos são buscas por um tratamento para eliminar as olheiras e papos, sim, este é um tema que parece incomodar ainda mais que as rugas!

Bem, podemos já adiantar que não existe nenhuma cura milagrosa para acabar de vez com as olheiras e papos mas felizmente existem já ótimos produtos no mercado para nos ajudar a combater as olheiras e papos e prevenir o seu aparecimento.

Olheiras

Apesar de todas/os nos queixarmos do mesmo, a verdade é que existem diferentes tipo de olheiras, consoante a sua origem e o melhor produto para mim pode não ser de todo o produto ideal para outra pessoa.

  • Origem circulatória- olheiras arroxeadas/azuladas;
  • Origem pigmentar – olheiras acastanhadas.

As olheiras azuladas de origem circulatória são normalmente resultado da dilatação dos vasos sanguíneos desta zona, depositando-se abaixo da pele pigmentos do sangue de cor roxa-azul. Esta dilatação pode ocorrer devido a vários fatores como cansaço, falta de sono ou acumulação de líquidos.

Já as olheiras acastanhadas estão relacionadas com a produção de melanina e podem ocorrer devido à exposição ao sol ou mesmo ter uma origem genética.

O nosso tom de pele influencia também a cor das nossas olheiras, o facto da pele ser mais fina nesta zona faz com que quanto mais claro for o nosso tom de pele, mais visível se tornem os vasos sanguíneos.

Assim devemos adequar o produto escolhido conforme o nosso tipo de olheiras e a origem do nosso problema.

Olheiras “fundas”

Outro tipo de olheiras muito comuns são as olheiras “fundas”. Significa que a pele abaixo do olho é mais fina que a zona em volta, notando-se um sulco profundo. Isto deve-se à perda de densidade da pele que é causada pela redução da produção de colagénio da pele e de gordura subcutânea.

Esta situação é praticamente impossível de reduzir com dermocosméticos, sendo o seu tratamento ideal em clínicas dermoestéticas.

Ainda assim, produtos que possam ajudar a fortalecer a pele e a preencher, podem ajudar a aumentar ligeiramente a espessura da pele:

Esthederm Intensive Hyaluronic Eye Serum Olhos Revitalizante- com ácido hialurónicos de vários pesos moleculares, penetra na pele e preenche, fortalece e torna-a mais resistente e elástica.

Clicar para comprar.

Youthlab hydra-gel eye patches- contêm péptidos que promovem o preenchimento da pele e o relaxamento de rugas, ácido hialurónico para hidratar e preencher.

Tem ainda ação calmante e anti-inflamatória.

Clicar para comprar.

 

Papos

Os papos podem ter também multiplicas origens, sendo das mais comuns a acumulação de líquido ou gordura nesta região.

Que pode ocorrer quando temos uma alimentação inadequada ou rica em gordura e sal e com pouco consumo de água. Poucas horas de sono e cansaço podem também aumentar o problema e também podem ter uma origem genética.

A inflamação ocular também pode provocar papos e acentuar olheiras já existentes.

A inflamação da zona ocular seja por alergias ou pelo esfregar desta zona pode provocar papos e influencia o aspeto das olheiras, logo tudo o que melhore a circulação nesta zona e ajude a diminuir a inflamação ira também contribuir para a diminuição das nossas olheiras e papos.

Tratamento de olheiras de origem de circulatória:

Estas olheiras conseguem ser atenuadas com ingredientes que estimulem a circulação sanguínea, evitando a deposição de pigmentos dos vasos sanguíneos (hemossiderina) na zona. Ingredientes que têm ação sobre a circulação e podem melhorar o aspeto da olheira e reduzir a pigmentação vascular:

  • Cafeína
  • Ginkgo biloba
  • Chá verde
  • Vitamina K
  • Haloxyl
  • Péptidos
  • Flavonóides

As nossas recomendações para olheiras de origem circulatória:

Sesderma K-vit: contém óxido de vitamina K, ácido hialurónico e extrato de folhas de castanheiro.

Reduz a acumulação do pigmento hemossiderina (pigmento azul do sangue) e estimula a circulação.

Clicar para comprar.

Isdinceutics K-ox: é um creme com vitamina K que facilita a circulação sanguínea e impede o acumular de sangue que ocorre, por exemplo, nas noites que dormimos mal.

Tem também ácido hialurónico para hidratar e preencher a zona.

Clicar para comprar.

Sesderma Angioses: Contém Ginkgo Biloba, retinol, vitamina C, castanha das Índias com uma tecnologia em nanossomas que penetram mais eficazmente na pele.

Reforça os vasos sanguíneos e aumenta a reabsorção do sangue reduzindo a cor azulada causada pelo extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos.

Clicar para comprar.

The Ordinary Solução com 5% de Cafeína + EGCG: Contém cafeína e polifenóis do chá verde.

Melhora a circulação sanguínea, reduz também papos e bolsas de gordura acumuladas, tem ainda uma ação anti-inflamatória.

Clicar para comprar.

Filorga Optim Eyes: com péptidos, haloxyl e flavonóides que estimulam a circulação sanguínea e linfática, reforçam os vasos sanguíneos e reduzem a coloração escura das olheiras.

Melhora ainda a hidratação da pele e reduz os sinais de envelhecimento e fadiga.

Clicar para comprar.

Shangpree Ginseng Berry Eye Mask: contêm extrato de Ginseng, extratos de bagas e peónia que melhoram a circulação sanguínea.

Deixam a pele fortalecida, nutrida e fresca.

Clicar para comprar.

Tratamento de olheiras de origem pigmentar:

Neste tipo de olheira, precisamos de atuar sobre a produção de melanina na pele.

Por isso os ingredientes que escolhemos para este tipo de olheiras têm que ser despigmentantes , acelerar a renovação celular ou evitar a produção elevada do pigmento natural da pele.

Os produtos para este tipo de olheiras normalmente contêm:

  • Vitamina C
  • Alfa-hidroxiácidos
  • Retinol
  • Niacinamida

As nossas recomendações de produtos para olheiras de origem pigmentar:

La Roche Posay Pigmenclar creme de contorno de olhos: com ácido ferúlico, cafeína, Phe-resorcinol e Ginkgo Biloba, reduz a pigmentação castanha da pele, mas também reduz a coloração azulada.

Este é o produto perfeito para os dois tipos de oheiras.

Deixa o contorno de olhos nutrido e com a pele elástica.

Clicar para comprar.

Esthederm Esthe-White Creme Corretor Olhos: efeito despigmentante com um aplicador em metal que permite uma estimulação da pele para maior absorção do produto e que confere uma massagem.

O produto tem uma coloração alperce para reduzir a pigmentação da olheira. Preenche rugas e devolve a firmeza da pele.

Clicar para comprar.

Neutrogena Cellular Boost Creme De Olhos Anti-Rugas: com retinol para uma ação anti manchas e antienvelhecimento em geral, vai alisar o grão da pele e uniformizar o tom.

Hidrata e preenche a pele, estimulando a produção de colagénio.

Clicar para comprar.

Skinceuticals Aox Eye gel: com ácido ferúlico, vitamina C, phloretin, é um potente anti-oxidante que previne o fotoenvelhecimento e trata a hiperpigmentação.

Tem ainda extrato de Ruscus e cafeína para melhorar a circulação sanguínea e reduzir olheiras de origem circulatória.

Clicar para comprar.

Por isso é tão importante percebermos que tipo de olheira temos, de forma a conseguirmos focar o tratamento com os ingredientes corretos.

Quer seja uma olheira funda, com papos, de origem circulatória ou pigmentar.

Não devemos descurar os cuidados suplementares que ajudam a minimizar o aspeto das olheiras e papos:

  • bolsas de frio;
  • bons hábitos de sono;
  • usar desmaquilhantes próprios para os olhos;
  • usar protetor solar no contorno ocular;
  • beber água;
  • hidratar sempre o contorno ocular.

E vocês também sofrem de olheiras e papos? Fazem ou já experimentaram alguma coisa para tratar olheiras e papos?

Todas os produtos apresentados têm link na imagem para poderem consultar preços e outras informações.

  • Código para amostras extra no Skin.pt: SKINCOACH
  • Código para 15% de desconto no site da Youthlab: SKINCOACH
  • Código para 10% na MoreThanBeauty: SKINCOACH10

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *