Saúde da Pele

Maskne

Afinal o que é isto do Maskne?  Como o podemos evitar ou minimizar?

A palavra Maskne vem da junção de “máscara” (mask, em inglês) com “acne”, devido ao efeito que o uso da máscara tem causado na nossa pele.
Este efeito é também conhecido como o “acne mecânico”, ou seja um acne causado por fatores físicos.
Caracteriza-se pelo aparecimento de pontos negros e espinhas, especialmente nas regiões do queixo, nariz e bochechas.

Muitas pessoas reportam também aparecimento de poros mais visíveis e oleosidade em excesso.
Tudo isto ocorre devido ao uso prolongado da máscara que gera atrito, calor e abafamento do local – aumentando a produção de oleosidade e entupindo os poros.

Deixar a máscara de lado é impossível, visto ser um fator essencial na proteção contra a infeção pelo vírus Covid-19 mas a boa notícia é que o Maskne é bem mais fácil de ser tratado do que a acne comum, não sendo necessário o uso de medicamentos, podemos adaptar a nossa rotina e adicionar algumas dicas que permitem que a nossa pele recupere mais facilmente.

1. Escolher a máscara

A escolha da máscara de proteção e o seu correto uso é muito importante para evitarmos o Maskne.

Escolha uma máscara de tecido macio e respirável como o algodão e o material cirúrgico. Evite tecidos mais ásperos e máscaras não certificadas.

Deve também garantir que a máscara não esteja apertada a ponto de agredir o rosto, isto é, não tem um tamanho demasiado pequeno.
A máscara deve cobrir o queixo, boca e nariz, sem espaços abertos e adaptando-se ao rosto.

Deve também evitar o uso prolongado da máscara. A humidade criada entre o rosto e o tecido da mascara cria um ambiente favorável à reprodução de fungos e bactérias. Devem trocar de máscara a cada 4 horas ou quando a máscara ficar húmida.

Para além de melhorar a nossa pele também impede a propagação do vírus.

2. Os essenciais da rotina de Maskne:

Existem 3 passos essenciais na nossa rotina por forma a combater e eliminar o Maskne:

  • Limpar os poros e mantê-los desobstruídos
  • Controlar a produção de sebo da pele
  • Hidratar e acalmar 

Limpeza

O passo de limpeza é muito importante, em qualquer tipo de situação de acne. Mas mais ainda quando o acne é de origem mecânica e há uma agressão diária da pele pela máscara de proteção. 

Nesta situação a limpeza deve ser um passo que não desregule a flora cutânea nem remova em excesso a camada de gordura natural da pele. 

Esta camada é essencial para manter a pele saudável e a barreira intacta, para que não haja desidratação nem pele sensível/inflamada. 

Infelizmente no Maskne, as imperfeições andam de mãos dadas com a pele excessivamente irritada.

Assim, sugerimos produtos de limpeza e tónicos que hidratem e acalmem a pele. Lembrem-se sempre que uma pele desidratada tenta compensar, produzindo ainda mais gordura:

 

 

O tónico deve complementar a limpeza e ter uma ação hidratante, calmante e que reponha a flora da pele.

Se possível que atue numa das fases do acne, quer seja um tónico que limpe os poros, seja adstringente faça uma ligeira esfoliação ou controle a produção de gordura:

Para controlar a produção de sebo para além dos produtos de limpeza e tónicos podem também utilizar produtos na vossa rotina como séruns e cremes que cumpram esta função.

Exemplos: 

 

Hidratação

De seguida optem por  um hidratante com texturas mais ligeiras, de forma a não sobrecarregar a pele. 

Produtos que controlem a produção de sebo e se possível sem perfumes e com formulações mais simples de forma a evitar a irritação da pele. 

Evitem produtos com ácidos durante o dia, pois eles podem tornar-se irritantes, se colocarmos a máscara depois de os aplicarmos. 

E mesmo de máscara nunca devemos esquecer o protetor solar.

Na rotina de noite, caso a vossa pele seja resistente, podem optar por um produto com ácido salicílico que irá manter os poros desobstruídos e fazer uma esfoliação à pele.

Este ácido tem ainda a capacidade de penetrar no poro e eliminar a gordura e pele morta que se acumula e desinflamar o poro.

Assim, as imperfeições são eliminadas mais rapidamente.

Este passo deve ser usado apenas à noite, e não recomendamos que o façam diariamente, mas intercalado com rotinas de hidratação. Também não deve ser usado em peles sensíveis nem na gravidez.

Exemplos de produtos com ácido salicílico:

 

De seguida devem dar prioridade à hidratação e reparação da pele, por forma a combater a perda de água e a desidratação, ao mesmo tempo que reparam a barreira cutânea. 

Mesmo as peles mais oleosas precisam de hidratação para se manterem saudáveis. 

 Exemplos de produtos hidratantes para usar na rotina de noite:

3. O uso de maquilhagem

Nesta fase o ideal é reduzir o uso de maquilhagem ao essencial e optar por produtos adaptados ao nosso tipo de pele e de cobertura média a leve de forma a não se tornarem pesados na nossa pele. 

Mais fundamental ainda é nunca esquecer de remover a maquilhagem de preferência utilizando uma dupla limpeza, por exemplo, usando uma água micelar ou um óleo desmaquilhante para remover a maquilhagem e posteriormente um gel para completar a limpeza do rosto. 

4.Tratar as imperfeições

Apesar de todas estas medidas sabemos que mesmo assim é impossível evitar o aparecimento de imperfeiçoes. 

E por isso devem sempre ter soluções por perto quando elas surgem. 

Existem várias opções no mercado desde pastas SOS, concentrados, cremes e géis para aplicação localizada e mesmo patchs para colocar sobre as imperfeições. 

Exemplos de produtos para aplicarem nas imperfeições:

O Maskne pode ter vindo para ficar, e todos os dias nos perguntam como resolvê-lo. A verdade é que um único produto nunca vai ser a solução, mas também não precisam de uma rotina muito complexa, muito pelo contrário.

O objetivo é seguir os pontos fundamentais da rotina: limpar a pele e os poros, controlar a produção de gordura, hidratar e proteger a pele.

A rotina deve ser consistente mesmo que não vejam resultados imediatos! Devem dar tempo à vossa pele.

Se ficaste com dúvidas sobre que produtos são mais aconselhados para ti, manda-nos email ou contacta-nos nas redes sociais.

E tu também já sofreste com o Maskne?

 

Todas os produtos apresentados têm link para poderem consultar preços e outras informações.

  • Código para amostras extra no Skin.pt: SKINCOACH
  • Código para 15% de desconto no site da Youthlab: SKINCOACH

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *